O Grupo de acolhimento e convivência LGBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) possui reuniões todas as segundas-feiras às 19h no CTA Santo Amaro, localizado na rua Promotor Gabriel Nettuzzi Perez, 159, Santo Amaro – São Paulo/SP. Cada dia há a discussão de um tema escolhido previamente pelo grupo, sendo todas as primeiras segundas-feiras de cada mês tema livre.
Agenda:
28/05 - Hepatites Virais e não Virais (Fabio Rocha)
04/06 - Sarau pré Parada LGBT (Trazer um prato doce ou salgado e uma bebida não alcoólica)
11/06 - Tema Livre (Discussão sobre a Parada LGBT e tiragem de novos temas)
Resumo das Reuniões (Atualizações sempre às Terças)
Todas as terças-feiras lhes enviarei um resumo das reuniões, para que os membros que não puderam comparecer estejam sempre por dentro dos temas abordados.
21/05 - Direitos Humanos
A noite iniciou-se com conversa boa regada a gargalhadas, dando pistas de que a reunião seria marcante. Faz um tempinho que não sentia esse aconchego, mas algo me diz que o cheiro de "gente jovem reunida" veio para ficar.
Com a chegada do Dimitri toda energia da nossa galera foi condensada na cede de absorver a historia do Direitos Humanos, suas conquistas, seu desenvolvimento. Poder compreender e assimilar essa historia nos dá ferramentas para alterarmos nossa realidade, ainda mais em nosso contesto de periferia onde temos tantos direitos negados deixando-nos expostos a diversas vulnerabilidades.
Estamos construindo nossa história, somos protagonistas, somos LGBT, somos MUITOS!
Obrigado ao Dimitri e a Todxs que somaram nessa noite maravilhosa.
07/05 Tema
Na última segunda, dia 07/05, nos encontramos novamente, apesar do caótico transito de São Paulo, para nossa costumeira reunião no CTA Santo Amaro. Nesse dia tivemos tema livre, como a maioria aqui sabe toda primeira segunda-feira do mês é tema livre para que os novos membros possam trazer assuntos de seus interesses que não estão na agenda, e foi por ai que se iniciou a discussão. Conversamos sobre a real necessidade de haver tema livre, se os novos membros se sentem a vontade de participar ou apenas observar nos primeiros encontros, pensamos em não deixar tão livre a discussão, e sim ter algumas propostas para serem escolhidas pelos membros presentes, porém não ficou nada acertado.
Com a chegada de mais membros continuamos nosso bate-papo permeado pela tirada de temas para as reuniões seguintes. Muito foi falado sobre a importância de concentrar nossos esforços para dentro do grupo, em sua manutenção, em nosso carinho e atenção por ele, discutiu-se sobre como os membros do grupo vê a militância e o papel politico, e chegou-se a conclusão que dependendo da abordagem isso assusta e afasta os membros grupo, essa ação deve ser feita de forma leve e não obrigatória, trazendo aluta para nossa realidade, conciliando militância com descontração, com alegria.
Combinamos que no mês de julho teremos uma programação especial, transformando nossos encontros em uma espécie de colônia de férias, com temas diferenciados e intervenções interessantes com o intuito de aproximação e consolidação do grupo.
Para os próximos encontros foram tirados os seguintes temas:
14/05 - Teoria Queer (Murilo e Kleber)
21/05 - Direitos Humanos (Dimitri Sales)
28/05 - Hepatites Virais e não Virais (Fabio Rocha)
04/06 - Sarau pré Parada LGBT (Trazer um prato doce ou salgado e uma bebida não alcoólica)
11/06 - Tema Livre (Discussão sobre a Parada LGBT e tiragem de novos temas)
Obs.: 1) A troca do tema livre do dia 04 para o dia 11 foi feita em comum acordo por todos presentes. 2) Caso o Fabio não possa dar o tema dia 28/05 o mesmo será substituído pelo tema “Morte”, que será dado pelo Mathias, porém qualquer decisão será informada com antecedência.
Bem, é isso pessoal, nos vemos na próxima segunda.
Bjss,
Murilo
23/04 Crossdresser ou Gay, desmistificando uma Cultura
Na última segunda-feira tivemos mais uma vez a oportunidade de estarmos entre amigos, para juntos, discutirmos e refletirmos em um espaço alegre e acolhedor. O tema do dia foi “Crossdresser ou Gay, desmistificando uma cultura” com a participação de Márcia Rocha, advogada e membro do Brazilian Crossdresser Club, que foi crossdresser e hoje se identifica como TRAVESTI, e segundo ela, com muito orgulho.
Tentando resumir, para Márcia, crossdresser é um homem que se identifica com o gênero feminino, mas por uma questão social, por ter que manter um grande cargo em uma empesa e/ou outros papeis sociais não se expressa na sociedade com a sua verdadeira identidade de gênero, suprindo essa necessidade em sigilo nos clubes específicos ou em encontros com amigas. Discutiu-se também a diferença entre expressão de gênero e orientação sexual, visto que a maioria das crossdressers apesar de se identificarem com o gênero feminino são Bi ou heterossexual.
Márcia nos contou um pouco de sua história e também como o apoio da família é importante nesse processo de aceitação e vivência da real identidade de gênero, afastando a pessoa de situações de vulnerabilidade e sofrimento, nos contou também sobre a história do movimento Crossdresser no Brasil e da criação, por parte dela e de alguns amigos, de uma nova associação que terá como objetivo a desmistificação desse universo e o apoio e orientação às crossdressers.
Bem, foram ditas tantas coisas que se continuasse o relato não conseguiria ser fiel à discussão, então é isso Pessoal, espero que com esse pequeno relato Tod@s tenham se inteirado um pouco sobre o assunto.
Mais uma vez agradecemos a presença de Márcia Rocha e de Tod@s que colaboraram para a construção dessa noite maravilhosa.
Segue o Link do Brazilian Crossdresser Club para @s interessad@s.
http://www.bccclub.com.br/teste/
Bjsssssssss
Murilo
16/04 - Homossexualidade no Mundo dos Esportes
Eae Grupo ELES,
Em nossa última reunião no dia 16, discutimos o tema “Homossexualidade no Mundo dos Esportes”. O clima estava agradável e a discussão foi extremamente proveitosa, partindo de relatos pessoais sobre práticas de esportes na infância e adolescência até chegarmos a discussões sobre homofobia e machismo em grandes times e em torcidas organizadas. Entre risadas e falas sérias, refletimos sobre esteriótipos de gênero, heteronormatividade e o “dar a cara a tapa” para se mudar essa realidade. E como é de costume, após a reunião fomos para o Bar do Pipoca e lá continuamos uma calorosa conversa sobre as “As Caixinhas”, sobre o que somos e se realmente temos que ser “algo”.
“O não ser é sempre a possibilidade de ser o que quiser.” (Aulas de Fenô)
Mais uma vez agradecemos aos facilitadores Francisco Felix e Henrique Lyra pela ótima abordagem do tema, e principalmente agradecemos a Tod@s que estavam presentes e fizeram de uma simples noite de segunda-feira uma noite especial.
Bjss,
Murilo
09/04 - Homossexualidade e as instituições
Eae Grupo ELES,,,
http://www.youtube.com/watch?v=PEQnhNU9DoQ&feature=youtube_gdata_player
Depois de um feriadão cheio de problemas pessoais mergulhados na heteronormatividade, tive o prazer de estar entre amigos discutindo sobre o poder das instituições em nossa construção como seres humanos. Depois de assistirmos algumas cenas do filme “Orações para Bobby”,
(http://www.youtube.com/watch?v=PEQnhNU9DoQ)
iniciamos uma discussão bem acalorada de como a família, a religião, a escola e a mídia influenciam na auto aceitação de um desejo diferente do padrão imposto por uma sociedade que tem a heterossexualidade como única orientação sexual aceita.
Agradeço aqui mais uma vez a presença de Tod@s que vieram munidos de experiência de vida, sorriso no rosto e capacidade de dialogar e refletir sobre uma nova concepção de sociedade. Valeu Galera!!!
Desejo à Tod@s uma ótima Noite, e deixo com todo carinho esse belo texto de recordação:
Maneiras de Ver
Onde você vê um obstáculo,
alguém vê o término da viagem
e o outro vê uma chance de crescer.
Onde você vê um motivo pra se irritar,
alguém vê a tragédia total
e o outro vê uma prova para sua paciência.
Onde você vê a morte,
alguém vê o fim
e o outro vê o começo de uma nova etapa...
Onde você vê a fortuna,
alguém vê a riqueza material
e o outro pode encontrar por trás de tudo,
a dor e a miséria total.
Onde você vê a teimosia ,
alguém vê a ignorância,
um outro compreende as limitações do companheiro,
percebendo que cada qual caminha em seu próprio passo
e que é inútil querer apressar o passo do outro,
a não ser que ele deseje isso.
Cada qual vê o quer,
pode ou consegue enxergar.
Porque eu sou do tamanho do que vejo
e não do tamanho da minha altura.
Fernando Pessoa
Bjss,
Murilo
19/03 - AIDS - 30 Anos de Epidemia
Boa Tarde Grupo ELES,
Na última segunda- feira (19/03), tivemos o prazer de
assistir o desenvolvimento do tema AIDS - 30 anos de epidemia,
ministrado de forma espetacular por Fabio Rocha com o auxilio de Tabata Alves
Teixeira.
De forma sensível e direta, Fabio fez uma retrospectiva dos
30 anos da epidemia do HIV e assim nos muniu de informações para nossa
constante luta contra a Aids.
Mais uma vez, nossos agradecimentos.
12/03 - Festa de Aniversario do Grupo ELES
Bom Dia Grupo ELES,
No dia 12/03 comemoramos 10 anos de existência. Muito se
viveu nesses 10 anos, muitos membros passaram por aqui deixando um pouco de
suas histórias e muito de seus sorrisos cravados em nossos corações. O que virá
pela frente? Não sabemos. Mas uma coisa é certa, lutaremos com peito aberto e
sorriso no rosto para que o Grupo ELES tenha uma adolescência plena de direitos,
alegrias e juventude.
05/03 - Tema Livre
Boa Noite Grupo ELES,
Ontem tivemos o prazer de nos encontrar novamente para, em um ambiente de acolhimento e vivencia, podermos discutir sobre o universo LGBTT, agregando assim conhecimento, alegria e autoestima à nossas vidas. Como todas as primeiras segundas-feiras de cada mês tivemos neste último encontro tema livre, para que novos membros, e também os demais, pudessem abordar temas variados sem algo pré-estabelecido. Entre os muitos temas abordados se destacaram exposições em torno do desenvolvimento de áreas de lazer, em especial baladas e barzinhos, para a população LGBTT nas periferias e a importância dessa descentralização do lazer, discutiu-se também sobre a qualidade desses estabelecimentos e sobre nossa postura como agentes também constituintes de um ambiente propicio à diversão.
Outro tema abordado foi a organização da festa de 10 anos do Grupo que se realizará no próximo dia 12/03. Ficou acordado que a decoração será baseada em fotos de momentos especiais desses 10 anos, e que os membros que possuírem fotos em modelo digital podem envia-las até o dia 08/03 para o e-mail (murilo_z@yahoo.com.br) para que dê tempo de imprimi-las, cada um dos membros também deverá trazer um prato doce ou salgado e um refrigerante além de muita animação.
E por último, e não menos importante, decidimos fazer um vídeo de comemoração dos 10 anos do Grupo com depoimentos de até 1 minuto sobre a relação do grupo em sua vida, os videos serão editador pelo Edmilson e devem ser mandados para ele até final de maio. Por estar em cima da hora o vídeo não será apresentado na festa de aniversario do Grupo e sim em outro evento que será combinado.
27/02 - Pajubá
Boa Noite Grupo ELES,
Em nosso último encontro do grupo (27/02) tivemos o prazer de conhecer um pouco mais sobre o "Pajubá", uma língua utilizada entre travestis e gays derivada do Candomblé e da Umbanda que ao longo do tempo foi se reconstruindo com significados próprios, sendo o Brasil o único país a utilizar um tipo especifico de língua no meio LGBTT.
Deixo aqui nosso agradecimento à Marcella Alves Monteiro e à Tabata Teixeira Alves que conduziram essa reunião com empenho e alegria.
Lembrando que em nossa próxima reunião (05/03) teremos Tema Livre, então tragam suas sugestões, duvidas e comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário